Voltar

Infarmed junta Comissão Europeia, OMS e Estados-membros em conferência sobre medicamentos

Acessibilidade

Infarmed junta Comissão Europeia, OMS e Estados-membros em conferência sobre medicamentos

Imprimir

Acessibilidade

27 abr 2021

O Infarmed organiza esta quinta e sexta-feira (29 e 30 de abril) uma conferência internacional que vai juntar os principais agentes europeus e mundiais na área dos medicamentos e dispositivos médicos. Todas as sessões do evento serão públicas e em formato virtual, bastando apenas a prévia inscrição já disponível.

A Comissão Europeia (CE) far-se-á representar pela Comissária para a Saúde, Stella Kyriakides. O Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, participará na abertura da Conferência. Em nome do Governo Português estará a ministra da Saúde, Marta Temido e o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes. O presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, intervirá igualmente na Conferência. Estarão também presentes alguns dos responsáveis que, no último ano, assumiram um maior protagonismo na esfera pública devido à pandemia como a diretora executiva da Agência Europeia do Medicamento (EMA na sigla em inglês), Emmer Cooke, e o seu vice-diretor, Noël Wathion.

Os participantes terão ainda a oportunidade de escutar o diretor da Direção-Geral da Saúde da CE, Andrzej Rys, o presidente do Fórum Europeu dos Pacientes, Marco Greco, e o presidente das Autoridades Competentes para os Dispositivos Médicos, Thomas Wejs Møller.

O tema da Conferência será a “Disponibilidade, Acessibilidade e Sustentabilidade dos Medicamentos e Dispositivos Médicos” (que dão nome aos 3A’s da Conferência - Availability, Accessibility and Affordability) e tem como objetivo debater em concreto os tópicos assumidos como prioritários nesta área pela Presidência Portuguesa de forma a construir uma posição convergente entre os participantes que permita, depois, apresentar um conjunto de medidas concretas a adotar como conclusões do Conselho da União Europeia.

Desde o início do ano que a Presidência Portuguesa, através do Ministério da Saúde e do Infarmed, tem defendido e trabalhado para contribuir para a construção de uma União Europeia da Saúde, enquadrada na implementação da Estratégia Farmacêutica para a Europa, recentemente adotada pela Comissão Europeia, e tem dado passos para apoiar o reforço do papel das agências europeias e a sua coordenação com as agências nacionais dos Estados-membros.

O evento foi desenhado de maneira a promover a cooperação e colaboração entre os Estados-membros da União Europeia. Durante os dois dias da Conferência, os participantes vão abordar as políticas de preço e comparticipação, o custo-benefício dos medicamentos, como os apoios públicos se traduzem no preço, colaboração regional, além da transparência ao longo da cadeia de valor e da sustentabilidade dos sistemas de saúde europeus. Vai procurar, igualmente, as novas e melhores formas de garantir o acesso e a acessibilidade em áreas onde existem necessidades não satisfeitas e como melhorar o lançamento no mercado de produtos autorizados centralmente.

Para mais informação, consulte o microsite do Infarmed dedicado à Presidência Portuguesa da UE.

Imagem oradores Conferência 3As PPUE2021