Voltar

Estudo sobre "Medidas de prevenção da gravidez para retinoides orais e para o valproato (e ácido valproico)": participe preenchendo o questionário

Estudo sobre "Medidas de prevenção da gravidez para retinoides orais e para o valproato (e ácido valproico)": participe preenchendo o questionário

Imprimir

18 jun 2020

Está neste momento a ser desenvolvido um inquérito, intitulado "Impact of EU label changes and revised pregnancy prevention programme for valproate and retinoids containing medicinal products: risk awareness and adherence", em nome da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa), para avaliar o grau de consciencialização dos profissionais de saúde e das mulheres em idade fértil sobre as medidas de prevenção da gravidez implementadas em 2018 para os retinoides orais e para o valproato (e ácido valproico). Este é um estudo internacional, liderado pela Universidade de Utrecht, que inclui centros de investigação de oito países europeus. Em Portugal, esta investigação está a ser conduzida pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

O estudo é dirigido a profissionais de saúde (médicos especialistas em dermatologia, psiquiatria, neurologia, medicina interna, medicina geral e familiar, pediatria e ginecologia/obstetrícia e farmacêuticos comunitários) e a mulheres que tomem ou tenham tomado os medicamentos referidos.

Participe preenchendo o questionário (que se aplicar à sua situação) e que pode encontrar nos links abaixo o que demorará, estimadamente, cerca de 10 minutos. Por cada questionário submetido, a equipa de investigação irá doar 1€ às instituições humanitárias Médicos sem Fronteiras e Dignitude.


Questionário sobre retinoides orais

 

Questionário sobre valproatos

Destaque estudo EMA valproatos