Voltar

João Simões assume cargo europeu em plataforma de monitorização da disponibilidade de medicamentos

Acessibilidade

João Simões assume cargo europeu em plataforma de monitorização da disponibilidade de medicamentos

Imprimir

Acessibilidade

16 set 2025

João Simões, colaborador da Unidade de Gestão da Disponibilidade e para o Sistema de Saúde (USS) do INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P., foi nomeado Network Product Owner (NPO, na sigla em inglês) da European Shortages Monitoring Platform (ESMP), uma iniciativa da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) dedicada à monitorização de ruturas de medicamentos na União Europeia (UE).

“Esta nova plataforma europeia permitirá oferecer uma visão única e integrada da situação de ruturas de medicamentos críticos na UE. É com enorme satisfação que assumo o cargo de Network Product Owner no desenvolvimento da ESMP, a qual constitui um marco importante na garantia da disponibilidade de medicamentos. Este novo desafio reforça também o papel ativo do INFARMED, I.P. na rede regulamentar europeia, assegurando a presença da perspetiva nacional no desenvolvimento de ferramentas partilhadas”, salientou João Simões.

Enquanto NPO, João Simões será responsável por representar os parceiros da EMA, acompanhar a evolução do projeto e garantir que as prioridades da rede regulamentar europeia se traduzem em funcionalidades concretas da plataforma.

O cargo implica ainda a articulação com as equipas de desenvolvimento e a definição de melhorias contínuas para assegurar que o sistema responde às necessidades reais do setor.

A ESMP assume um papel central no reforço da capacidade europeia de monitorização da disponibilidade de medicamentos, área em que o Infarmed tem tido uma participação relevante e reconhecida no contexto comunitário.

João Simões, colaborador da USS do Infarmed