Voltar

Doença de Crohn tem novo medicamento (Alofisel - Darvadstrocel - Avaliação prévia hospitalar concluída)

Acessibilidade

Doença de Crohn tem novo medicamento (Alofisel - Darvadstrocel - Avaliação prévia hospitalar concluída)

Imprimir

Acessibilidade

20 jul 2020

O medicamento Alofisel (Darvadstrocel) obteve autorização para ser utilizado em meio hospitalar na indicação: Alofisel é indicado para o tratamento de fístulas perianais complexas em doentes adultos com doença de Crohn luminal não ativa/ligeiramente ativa, quando as fístulas revelaram resposta inadequada a, pelo menos, uma terapêutica convencional ou biológica. Alofisel deve ser utilizado após o condicionamento das fístulas

O medicamento Alofisel (Darvadstrocel) foi sujeito a avaliação para efeitos de financiamento público para tratamento de fístulas perianais complexas em doentes adultos com doença de Crohn luminal não ativa/ligeiramente ativa, quando as fístulas revelaram resposta inadequada a, pelo menos, uma terapêutica convencional ou biológica. Alofisel deve ser utilizado após o condicionamento das fístulas. Face a face a melhores cuidados médicos e cirúrgicos de suporte + [infliximab ou adalimumab] / [vedolizumab], o medicamento demonstrou indicação de valor terapêutico acrescentado não quantificável.

Na avaliação económica, os valores custo-efetividade incrementais associados à introdução do medicamento Alofisel no arsenal terapêutico, assim como os resultados do impacto orçamental, foram considerados aceitáveis, depois de negociadas condições para utilização pelos hospitais e entidades do SNS, tendo em atenção as características específicas do medicamento e da doença em causa.

O acesso do medicamento ao mercado hospitalar foi objeto de um contrato entre o INFARMED, I.P. e o representante do titular de AIM, ao abrigo do disposto no artigo 6.º do Decreto Lei n.º 97/2015, de 1 de junho, na sua redação atual.

Pode aceder a este e a outros relatórios na página Relatórios de avaliação.

Alertas_Notícias