Acessibilidade

Novo medicamento para leucemia linfoblástica aguda (LLA) (Besponsa - Inotuzumab ozogamicina - Avaliação prévia hospitalar concluída)

Imprimir

Acessibilidade

29 jul 2020

O medicamento Besponsa (Inotuzumab ozogamicina) obteve autorização para ser utilizado em meio hospitalar na indicação: BESPONSA é indicado como monoterapia para o tratamento de adultos com leucemia linfoblástica aguda (LLA) de células B precursoras recidivante ou refratária, CD22 positivo. Doentes adultos com LLA de células B precursoras recidivante ou refratária, positivo para cromossoma Filadélfia (Ph+), após o insucesso da terapêutica com pelo menos 1 inibidor da tirosina cinase (ITC), não previamente submetidos a transplantação da medula.

O medicamento Besponsa (Inotuzumab ozogamicina) foi sujeito a avaliação para efeitos de financiamento público para tratamento em monoterapia de adultos com leucemia linfoblástica aguda (LLA) de células B precursoras recidivante ou refratária, CD22 positivo. Doentes adultos com LLA de células B precursoras recidivante ou refratária, positivo para cromossoma Filadélfia (Ph+), após o insucesso da terapêutica com pelo menos 1 inibidor da tirosina cinase (ITC).

Face ao comparador quimioterapia à escolha do investigador o medicamento mostrou valor terapêutico acrescentado menor em doentes adultos com leucemia linfoblástica aguda (LLA) de células B precursoras recidivante ou refratária, CD22 positivo, não previamente submetidos a transplantação de medula.

Não foi demonstrado o benefício adicional de inotuzumab ozogamicina em comparação com quimioterapia à escolha do investigador: em doentes adultos com leucemia linfoblástica aguda (LLA) de células B precursoras recidivante ou refratária, CD22 positivo, previamente submetidos a transplantação de medula; e em doentes adultos com LLA de células B precursoras recidivante ou refratária, positivo para cromossoma Filadélfia (Ph+), após o insucesso da terapêutica com pelo menos 1 inibidor da tirosina cinase (ITC).

Na avaliação económica, os valores custo-efetividade incrementais associados à introdução do medicamento Besponsa (Inotuzumab ozogamicina) no arsenal terapêutico, assim como os resultados do impacto orçamental, foram considerados aceitáveis, depois de negociadas condições para utilização pelos hospitais e entidades do SNS, tendo em atenção as características específicas do medicamento e da doença em causa.

Pode aceder a este e a outros relatórios na página Relatórios de avaliação.

Alertas_Notícias