Voltar

Medicamentos e Calor

Acessibilidade

Medicamentos e Calor

Imprimir

Acessibilidade

(informação revista a 2007-06-27)

A exposição de uma pessoa a uma temperatura exterior elevada, durante um período mais ou menos longo, sem possibilidade de recuperação, é susceptível de originar graves complicações devidas a um resposta insuficiente ou inadequada dos mecanismos de termorregulação.

A ocorrência de temperaturas elevadas desencadeia no organismo humano mecanismos de defesa de regulação de temperatura. Em certas casos, estes mecanismos poderão ter a sua eficácia comprometida, diminuindo a capacidade de adaptação ao calor, pelo que a necessidade de vigilância é acrescida. São exemplos: crianças nos primeiros anos de vida, pessoas idosas, alguns doentes crónicos, pessoas acamadas, pessoas obesas e pessoas em tratamento com medicamentos que podem interferir na termorregulação.

Por outro lado, a exposição dos medicamentos a temperaturas elevadas por períodos de tempo prolongados pode alterar as suas propriedades, pelo que alguns requerem precauções particulares de armazenamento e conservação. Informações sobre a utilização dos medicamentos em caso de onda de calor.

 

Questões frequentes sobre medicamentos e calor

Informações destinadas ao público (julho 2004) 

 

Informação disponível sobre os riscos associados à utilização dos medicamentos em caso de ocorrência de uma onda de calor. 

Recomendações sobre a utilização de medicamentos, em particular para os doentes em risco (julho 2004)

 

Informações sobre a conservação dos medicamentos em caso de calor

Recomendações sobre a conservação dos medicamentos em caso de fortes variações de temperatura (julho 2004)