Acessibilidade

Presidente da República condecora INFARMED, I.P.

Imprimir

Acessibilidade

19 jan 2023

English version
 

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa encerrou a Sessão Inaugural das Comemorações dos 30 anos do INFARMED, I.P., condecorando a instituição com as insígnias de Membro Honorário da Ordem do Mérito.

A distinção foi entregue durante o evento que contou com a o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro na sessão de abertura, e também com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, bem como, de inúmeras individualidades nacionais e europeias, tais como a Diretora-Geral da Saúde da Comissão Europeia, Sandra Gallina e a Diretora Executiva da Agência Europeia de Medicamentos, Emer Cooke.

Na sua intervenção, Manuel Pizarro fez uma referência especial à presença dos “convidados de importantes instituições europeias”, destacando a propósito “que sinalizam bem a importância da nossa inserção no espaço europeu neste domínio, mas também, o enorme prestígio do INFARMED”, salientando ainda que o próprio país partilha do reconhecimento internacional da instituição.

O Auditório do INFARMED foi pequeno para receber todos quantos se associaram à comemoração, todos os parceiros do INFARMED, todos os serviços do Ministério da Saúde, um conjunto alargado de instituições da Administração Pública de vários Ministérios, as universidades, centros de investigação e unidades de saúde, as Ordens profissionais, as associações de pessoas portadoras de doença, as associações dos setores regulados pelo INFARMED (nomeadamente indústria farmacêutica, de dispositivos médicos e de cosméticos, distribuidores e farmácias).

A sessão contou também com os antigos membros do Governo da área da Saúde, os antigos presidentes e outros dirigentes do INFARMED.

O programa foi assinalado por uma conferência proferida pela Diretora-Geral da Saúde da Comissão Europeia Sandra Gallina sobre como “Configurar o futuro dos medicamentos e dispositivos médicos”, e incluiu uma mesa redonda sob o tema “Colaborar e comunicar em conjunto é a resposta”, onde participaram a Diretora Executiva da Agência Europeia de Medicamentos, Emer Cooke, a Diretora da Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios, Maria Lamas, o Diretor Executivo do SNS, Fernando Araújo, e pelas associações de pessoas portadoras de doença, Luís Mendão do GAT.

O evento culminou com uma homenagem aos antigos colaboradores, do INFARMED.

A sessão de encerramento, teve para a instituição a honrosa presença de S. Exª o Presidente da República, que iniciou a sua intervenção dando nota da grande satisfação em poder acompanhar o 30º aniversário do INFARMED, instituição com “três décadas de um passado rico e cheio de momentos assinaláveis”.

Relativamente ao contributo do INFARMED no percurso da sua história, Marcelo Rebelo de Sousa assinalou que “através da sua conduta e da credibilidade ganha ao longo destas três décadas, a confiança da população em Portugal, quanto à utilização de medicamentos e produtos de saúde, tornou-se inquestionável”, acrescentando relativamente à área internacional o “grande contributo para a diplomacia do nosso país”, destacando o INFARMED como “uma das mais sólidas agências reguladoras, projetando Portugal para além das suas fronteiras”.

Durante o seu discurso, o Sr. Presidente da República afirmou ainda que “não podemos nunca permitir que se coloquem em segundo plano as pessoas, que são quem fazem as instituições (…) e é por isso que temos obrigação de criar condições para que aqui possam continuar a desempenhar as suas funções e a trazer cada vez mais prestígio a Portugal”.

Neste momento tão significativo para o INFARMED o seu Conselho Diretivo expressou, em nome de todos os trabalhadores da instituição, passados e presentes, o seu público agradecimento a S. Exª o Presidente da República pela condecoração outorgada. Tal honra traduz o mérito do trabalho de todos ao longo destes 30 anos na proteção da saúde dos cidadãos portugueses e europeus e a qualidade e a solidez da nossa atividade

científica e de garantia da segurança dos medicamentos e produtos de saúde. Significa, ainda, o reconhecimento da confiança que o INFARMED merece dos Portugueses e do prestígio que alcançou a nível europeu e internacional, valorizando o nosso País.

O Conselho Diretivo dedicou esta distinção a todos os colaboradores que de forma tão dedicada, competente e rigorosa, assumem a excelência como timbre do seu trabalho em todas as funções da instituição, considerando que receber do Presidente da República a condição de membro honorário da Ordem do Mérito, cujo lema é «Bem Merecer», é o melhor estímulo para trabalhar para o futuro.

E citando as palavras do Presidente do Conselho Diretivo, Rui Santos Ivo, na sua intervenção de abertura: “Precisamos de um estatuto com mais autonomia, mas, ao mesmo tempo, com mais responsabilidade, um novo estatuto essencial para os nossos colaboradores e para o novo futuro que estamos a construir”.

17.01.2023

 

Créditos das Fotografias: Mário Violante (marioviolante.com)

Foto do 30º aniversário do INFARMED
Foto do 30º aniversário do INFARMED
Foto do 30º aniversário do INFARMED
Foto do 30º aniversário do INFARMED
Foto do 30º aniversário do INFARMED
Foto do 30º aniversário do INFARMED
Foto do 30º aniversário do INFARMED
Foto 30º Aniversário
Foto do 30º aniversário do INFARMED
Foto do 30º aniversário do INFARMED