Acessibilidade

Suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado nacional de produtos cosméticos comercializados pela empresa Pluricosmética S.A. que contêm na sua composição o ingrediente: Butylphenyl methylpropional

Imprimir

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: cos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

05 mai 2022

A Circular Informativa º 022/CD/100.20.200, datada de 14 de março de 2022 respeitante à proibição da utilização de ingredientes (Butylphenyl methylpropional e Piritiona de zinco) em produtos cosméticos refere que a esta proibição se aplica desde o passado dia 1 de março de 2022, ou seja, a partir desta data não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que tenham na sua composição estas substâncias.


O INFARMED, I.P. no âmbito de uma ação de fiscalização de mercado, verificou que a empresa Pluricosmética, S.A. ainda se encontrava a comercializar produtos cosméticos das marcas Real Natura, Salon Line e Gota Dourada que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional.

Os referidos produtos encontram-se listados na tabela anexa.

Assim, o INFARMED, I.P. determina o seguinte:

  • As entidades que disponham destes produtos não os podem disponibilizar. Para obter informações adicionais, devem contactar o distribuidor Pluricosmética, S.A.
  • Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar.

 

O Vice-Presidente do Conselho Diretivo