Voltar

Atualização de software dos sistemas Accu-chek-Inform, cobas h232Poc, CoaguChek pro II, CoaguChek XS Plus-XS Pro

Atualização de software dos sistemas Accu-chek-Inform, cobas h232Poc, CoaguChek pro II, CoaguChek XS Plus-XS Pro

Imprimir

Circular Informativa N.º 061/CD/550.20.001 de 11/03/2019

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

12 mar 2019

A Roche Diagnósticos disponibilizou atualizações ao software dos sistemas Accu-chek-Inform, cobas h232Poc, CoaguChek pro II, CoaguChek XS Plus/XS Pro com o objetivo de melhorar a cibersegurança e, consequentemente, diminuir os riscos de vulnerabilidade a ciberataques. Estes ataques podem comprometer a confidencialidade, a disponibilidade e a integridade dos sistemas, contudo, de acordo com o fabricante, a probabilidade de a segurança do doente ser afetada por este tipo de ataques é remota ou teórica.

Para além da atualização do software, o fabricante recomenda que sejam adotadas as seguintes medidas:

Para dispositivos ligados (Ethernet ou Wi-Fi):

  • Limite a rede e o acesso físico ao dispositivo e as infraestruturas associadas pela permissão das funcionalidades de segurança do dispositivo;
  • Proteja os dispositivos ligados de acessos não autorizados, roubos ou softwares maliciosos;
  • Monitorize o sistema e a rede da infraestrutura para atividades suspeitas e reporte essas situações de acordo com a sua política local.

Para dispositivos não ligados

  • Proteja o seu dispositivo de acessos não autorizados, roubos e manipulações.


Salienta-se que a cibersegurança dos dispositivos médicos é uma responsabilidade partilhada entre as várias partes interessadas, incluindo as instituições de saúde, os profissionais de saúde e os fabricantes.

Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com estes dispositivos médicos devem ser notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 71 45; fax: +351 21 111 7559; e-mail: dvps@infarmed.pt.

O Conselho Diretivo