Farmácia hospitalar

Imprimir

Esta área destina-se aos serviços farmacêuticos hospitalares e contém informação de suporte a esta atividade, nomeadamente em matérias relacionadas com a seleção, aquisição, armazenamento, distribuição e utilização de medicamentos e produtos de saúde. 

Disponibiliza-se informação sobre consumos hospitalares, para permitir que cada entidade possa avaliar o seu desempenho. 

Adicionalmente, e prosseguindo uma política de transparência com o objetivo da melhoria contínua, divulgam-se os critérios utilizados na realização de inspeções aos serviços farmacêuticos hospitalares, bem como a identificação dos hospitais inspecionados e resultados dessas inspeções.

 

Dispositivos de segurança em medicamentos

No âmbito da implementação dos dispositivos de segurança em medicamentos (dispositivo de prevenção de adulterações e identificador único), de forma a permitir a deteção de medicamentos falsificados no circuito legal do medicamento e a identificação individual de embalagens, prevista na Diretiva 2011/62/EU, "Diretiva dos Medicamentos Falsificados" e Regulamento Delegado (EU) 2016/161, de 2 de outubro de 2015, os estabelecimentos hospitalares públicos e privados que devem proceder à verificação e desativação de dispositivos de segurança de medicamentos são os que constam da lista infra:

Lista de estabelecimentos hospitalares públicos e privados - Dispositivos de segurança

Benchmarking do medicamento hospitalar

Este conjunto de indicadores destina-se a profissionais de saúde e contém informação relativa à utilização de medicamentos em meio hospitalar e respetivos encargos para o SNS. 

A informação disponibilizada pretende auxiliar a monitorização da utilização do medicamento em meio hospitalar, com o objetivo de contribuir para uma melhoria do desempenho das instituições. 

 

Notas metodológicas

Para a correta visualização da informação, recomenda-se a utilização do Excel 2013 ou superior e das versões mais recentes dos seguintes navegadores de internet: Internet explorer, Google Chrome e Firefox.

Informação sobre inspeções realizadas

O Infarmed procede à inspeção das atividades dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares públicos e privados, bem como das entidades autorizadas a adquirir medicamentos para a prossecução do normal exercício da sua atividade, a fim de verificar o cumprimento da legislação e normas regulamentares aplicáveis.