Subscrever Notas de imprensa

Acessibilidade

Comunicado de imprensa - Representantes de 11 países em reunião para preparar mesa-redonda de ministros da saúde

Imprimir

18 abr 2017

O Infarmed vai receber hoje, dia 18 de abril, responsáveis de onze países europeus, com o objetivo de preparar a próxima mesa redonda de ministros da saúde, agendada para dia 9 de maio em Malta.

O encontro servirá ainda para prosseguir com a constituição do Grupo de Alto Nível, que se decidiu criar durante a segunda mesa-redonda, que decorreu em Lisboa, em dezembro. O grupo será composto por representantes dos ministros da Saúde europeus, das associações da indústria farmacêutica, associações de doentes e academia. Os objetivos, métodos de trabalho e composição serão acordados nesta reunião preparatória com vista à sua adoção em maio, em La Valletta.

O Grupo (ver em baixo) vai desenvolver os temas que resultaram das conclusões aprovadas em Lisboa e definir a lista de temas prioritários, entre os quais o acesso a novos medicamentos, sem por em causa da sustentabilidade dos sistemas de saúde. Além de procurar identificar constrangimentos para o acesso e estudar possíveis soluções, serão debatidas formas de reforçar o acesso a novos medicamentos que tragam elevado valor acrescentado. Para o efeito, serão trabalhadas estratégias para a ação, que tenham em conta não só o valor dos produtos, mas também os elementos que compõem e conduzem à formação dos preços, de forma mais transparente.

A reunião preparatória para a mesa redonda e para o trabalho do Grupo de Alto Nível tem a presença confirmada de representantes das autoridades de saúde de Espanha, Áustria, Grécia, Irlanda, Malta, Holanda, Letónia, Eslovénia, Eslováquia, Bélgica e Itália. Representantes da indústria farmacêutica também vão estar na reunião, nomeadamente European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations (EFPIA), Medicines for Europe, APIFARMA e Apogen.