Subscrever Alertas

Recolha voluntária de lotes de cateteres venosos periféricos da marca Provein do fabricante Lars Medicare Pvt. Ltd.

Imprimir

Circular Informativa N.º 153/CD/550.20.001 de 25/10/2018

Para: Profissionais de Saúde

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

26 out 2018

Durante este ano, o Infarmed recebeu várias notificações de incidentes relativos à utilização dos cateteres venosos periféricos Provein Alpha e Provein Safe Alpha do fabricante Lars Medicare Pvt. Ltd.

Os incidentes estão relacionados com o desempenho destes dispositivos, nomeadamente, dificuldade de progressão do cateter e em retirar a agulha, fuga de soro ou sangue, rotação da agulha, separação do cateter do respetivo corpo, originando também dor, hematoma e necessidade de repetição de punção.

Face aos problemas encontrados, o distribuidor Overpharma - Produtos Médicos e Farmacêuticos, Lda procedeu à recolha voluntária dos lotes distribuídos dos cateteres Provein Alpha e Provein Safe Alpha (Anexo) bem como à suspensão da sua comercialização.

Assim, o Infarmed informa os utilizadores que deverão suspender a utilização destes cateteres venosos periféricos e proceder à sua devolução através do respetivo distribuidor.

O Conselho Diretivo