Subscrever Notas de imprensa

Acessibilidade

Comunicado de imprensa - Campanha para o uso responsável do antibiótico

Imprimir

16 nov 2016

Carta apela ao envolvimento dos profissionais de saúde
No dia 18 de novembro assinala-se o Dia Europeu dos Antibióticos, uma iniciativa que visa promover uma utilização adequada dos antibióticos e informar os doentes acerca dos riscos da automedicação com estes medicamentos.

Para sensibilizar a população e os profissionais de saúde em particular, o Infarmed e a Direção-Geral da Saúde associaram-se para promover uma campanha através da internet e das redes sociais no sentido de alertar para a importância deste tema. Esta campanha integra uma iniciativa do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que tem o objetivo de chamar a atenção para o alarmante aumento da resistência aos antibióticos que é observado em toda a Europa.

Além de um conjunto de materiais para divulgação, ¿ cartazes, vídeos, infografias e fichas informativas ¿ foram enviadas cartas aos farmacêuticos e aos médicos, para que divulguem estes materiais e se envolvam no combate a este problema.

A prescrição e a dispensa de antibióticos de forma parcimoniosa e racional deve envolver todos os profissionais. A eles se solicita o apoio para que sensibilizem a opinião pública para o uso correto destes medicamentos: Nunca nas gripes e constipações. Adquirir só com receita médica e respeitar as tomas e as doses prescritas.

A resistência aos antibióticos está associada à intensidade e ao modo de utilização dos antibióticos. A mensagem reforçada na Semana Mundial para a Sensibilização sobre o Antibiótico não deve parar aqui, mas persistir na rotina dos profissionais de saúde e ser uma preocupação de toda a população.


Assessoria de Imprensa do INFARMED, I.P.
Infarmed, 16 de novembro de 2016
imprensa@infarmed.pt 217987133/5230