Estatísticas de avaliação de ensaios clínicos pelo Infarmed

Imprimir

As estatísticas apresentadas são relativas aos processos de ensaios clínicos submetidos ao Infarmed após a transposição da Diretiva 2001/20/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 4 de abril, para o regime jurídico nacional:


Esta informação está também disponível de forma descritiva nos Relatórios de Atividade anuais do Infarmed, que poderá consultar em na página Documentos institucionais, e de forma tabelar na apresentação dos indicadores relativos às atividades da Direção de Avaliação de Medicamentos (DAM) na página com o mesmo nome.

Para informação sobre os ensaios clínicos avaliados por Procedimento Voluntário de Harmonização de Avaliação de Ensaios Clínicos entre Estados membros (VHP, de <i>Voluntary Harmonization Procedure</i>), poderá consultar os seguintes dados: Resultados da avaliação por VHP - 2009-julho2016.

A realização de um ensaio clínico em Portugal está dependente da autorização do Infarmed e da emissão de parecer favorável da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC). Os dados relativos à avaliação de ensaios clínicos pela CEIC estão disponíveis na página da CEIC.