Infomed - Base de dados de medicamentos


A utilização desta base de dados é livre, gratuita e dispensa o registo prévio, não havendo restrições à sua utilização, salvaguardadas as Condições de Utilização.

 

A Infomed contém informação relativa aos medicamentos de uso humano, nomeadamente, o nome dos medicamentos, substâncias activas (DCI/nome genérico), dosagem, forma farmacêutica, preço de venda ao público, taxa de comparticipação, etc.

Consultando os Detalhes do Medicamento acede-se ainda a informação sobre a classificação fármaco-terapêutica, preço de venda ao público, taxa de comparticipação, entre outras.

Em muitos medicamentos, podem consultar-se os seguintes documentos:

Folheto Informativo (FI) – informação que acompanha o medicamento, elaborada numa linguagem menos técnica, que se destina aos utilizadores do medicamento.

Resumo das Características do Medicamento (RCM) - resumo da informação relevante que resulta da avaliação do medicamento. Como tal, representa as condições e especificações em que o medicamento foi aprovado pela autoridade competente (Infarmed ou Comissão Europeia). Qualquer alteração ao conteúdo do RCM requer aprovação prévia da autoridade competente. O RCM é a base de informação para os profissionais de saúde, necessária a uma utilização segura e eficiente do medicamento.

Relatório Público de Avaliação (PAR) – resumo público da avaliação da documentação submetida aquando da autorização de introdução no mercado (AIM). O PAR apenas está disponível para medicamentos autorizados por procedimento nacional e medicamentos autorizados por procedimento de reconhecimento mútuo ou descentralizado em que Portugal é Estado Membro de Referência (versão em inglês). Este documento apenas está disponível a partir de 01/01/2009, e poderá, eventualmente, ser alvo de actualizações decorrentes de alterações aos termos da AIM.

Nos casos em que estes documentos não se encontrem ainda disponíveis online, poderão ser solicitados através do e-mail cdtc@infarmed.pt.

A Infomed é actualizada diariamente através da transferência dos dados da base de dados interna do Infarmed. Este Instituto desenvolve todos os esforços no sentido de garantir que esta informação é correcta e actualizada, mas podem ocorrer erros pontuais. O Infarmed não poderá ser responsabilizado por quaisquer dados online que não estejam claros, correctos ou actualizados. Se detectar algum possível erro na Infomed, por favor, informe-nos.


Acesso restrito (download) / Restricted Access (download) Acesso restrito (titulares) / Restricted Access (MA holders)